segunda-feira, 9 de março de 2009

PROGRAMAÇÃO 2009.1

Filme: Dogville
Diretor: Lars von Trier
Origem: Dinamarca (Europa)
Data: 11/mar 4ª feira

5 comentários:

Anônimo disse...

Intrigante, prendeu minha atenção – após adaptar-me ao ritmo. O ser humano quando visto de perto surpreende. Esse filme retrata o quanto somos hipócritas, falsos moralistas e individualistas. O que me leva a pensar sobre o comportamento humano, caráter, moral, valores, em fim... Um pensamento circular que não chego a respostas – a não ser com minha fé, que me conduz para outras vias ...

O cenário sem paredes! Seguimos nossa rotina sem saber ou quere saber sobre o outro e mesmo dentro de suas casas o individuo cria muralhas excluindo-se dos seus. O fator confiança é palavrinha fictícia, que sempre aparece, entretanto não a executamos.

Concluindo, o filme relata os anos 30 – EUA, com um contexto que ainda retrata a da realidade social. Amei o estilo do Diretor e Roteirista Lars von Trier, apesar de dois momentos em que noto os cortes de sena, tudo mais foi muito autentico inclusive a atuação de Nicole Kidman (Grace).

Augusto Sá Oliveira disse...

Fabíola, agradeço pela sua contribuição!
Sugiro que leia e comente a crítica sobre Dogville neste blog.

Luiz Ribeiro disse...

Criatividade e imaginação são as palavras chave que ficaram na minha mente no pós sessão. O filme contempla valores de convívio social (sombra e luz). As faces de uma relação são mostradas durante a estadia de Grace no Vilarejo de DogVille. A personagem Grace tenta ser um esteriótipo perfeito de pessoa, sendo atenciosa, solidária, trabalhadora, correta e, mesmo assim recebe incompreensão, boicotes, violência física e verbal de todos os lados. A personagem aguenta todas as humilhações impostas pela sociedade do lugarejo pacientemente acreditando que todo seria modificado para melhor. Lições de moral e ética permeiam o filme. O fechamento é chocante, mesmo sendo esperado. Lições de moral são colocados nas ultimas falas de Grace quando existe o reencontro com o pai.

Augusto Sá Oliveira disse...

Valeu, Luiz!
Obrigado pelo seu comentário. Continue participando tanto das sessões quanto do blog. Este, é um espaço virtual para expandir as discussões que fazemos no debate após a sessão, nas salas de aula, nos corredores, embaixo das amendoeiras, etc.

DANIELA GIL BRAZ disse...

o filme Dogville deixou uma marca registrada de reflexão. Uma criatividade, uma forma nova de visualização do cenário inexistente, criamos todo o cenário proposto pelo autor em nossas cabeças, uma indignaçao com o ser humano misturada com JUSTIÇA. Sem preceber queremos justiça com todos.

Indiquei a várias pessoas, prof. foi uma experiência maravilhosa.

Abraços, Daniela Gil Braz