quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Os fantasmas de Abu Ghraib

Os fantasmas de Abu Ghraib foi o filme escolhido para a sessão de encerramento, neste semestre (2008.2), do programa CINE EM DEBATE, realizado pelo Colegiado do Curso de Comunicação Social da Faculdade 2 de Julho, com a supervisão do professor Ms Augusto Sá Oliveira. Neste período, as discussões versaram sobre a temática das variadas formas em que a violência se apresenta no cotidiano das comunidades contemporâneas. A última mostra se realiza no dia 21 de novembro (sexta-feira), às 19h00min, no Auditório Cefas Jatobá da Faculdade.
O filme-documentário foi produzido pela HBO, em 2006, com a direção de Rory Kennedy, filha do ex-candidato à presidência dos Estados Unidos, Bob Kennedy, assassinado em campanha no ano de 1968.
Para a realização desta obra, ela partiu das denúncias que vieram a público em 2003, através da mídia, após a invasão do Iraque pelas tropas norte-americanas, com a divulgação de imagens de torturas a que foram submetidos supostos presos de guerra. Kennedy investiga a fundo os fatos que envolveram oficiais do exército, políticos, advogados, especialistas em tortura, algozes e vítimas para compreender o processo de violação dos direitos humanos (tema que foi objeto de ampla e profunda discussão na Faculdade 2 de Julho dentro da Conferência Jaime Wright, realizada em outubro), e o desrespeito à Convenção de Genebra, também assinada pelos norte-americanos.
Trata-se, portanto, de questionar se a violência institucionalizada pelo país considerado como a maior potência econômica e militar do Planeta, e que se autoproclama a guardiã da democracia no mundo, não estaria conduzindo a humanidade à regressão da barbárie.
A mesa do CINE EM DEBATE será composta pelo jornalista e professor Derval Gramacho, mestrando em Cultura, Memória, Identidade e Desenvolvimento Regional pela UNEB, coordenador dos cursos de Comunicação Social da Faculdade 2 de Julho, como mediador; professora Verbena Córdula, doutora em Comunicação pela Universidade Complutense de Madri (Espanha), Editora Executiva do jornal Folha Salvador (F2J), como debatedora; e Antônio Câmara, sociólogo, doutor em Sociologia pela Universidade de Paris, professor de Sociologia da Arte no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia, como debatedor externo.

2 comentários:

Anônimo disse...

O Cine em Debate é um iniciativa da Faculdade 2 de Julho e permite que a expansão e a troca de conhecimentos.O blog e as sessoões estão de Parabéns!!!

Anônimo disse...

Testando email