quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Programação 2008 - 2º semestre



TEMA: Violência e barbárie na Sociedade Contemporânea.

A escalada em nível mundial, nacional e local coloca o tema da violência na ordem do dia. Seja nas favelas ou bairros populares das grandes cidades brasileiras ou seja no Iraque e na Faixa de Gaza, no distante Oriente Médio, onde a tortura virou moeda corrente na abordagem de prisioneiros de guerra com fins de obter confissões de prisioneiros que foram vítimas da guerra e não seus promotores, e o assassinato a sangue frio, pura e simplesmente, banalizou-se, sendo objeto de exposição quase diária na mídia onde um ato de violência substitui na memória do leitor, do ouvinte, do telespectador, a violência anterior.

Na América Latina, tivemos no primeiro semestre deste ano o risco iminente de guerra envolvendo três países vizinhos do Brasil: Colômbia, Equador e Venezuela. O relaxamento destas tensões não diminui a violência interna de suas respectivas sociedades, particularmente da Colômbia, onde, ao contrário do que nos faz pensar a mídia brasileira, não só as FARC's, mas também as forças paramilitares e o próprio governo contribuem com seqüestros e assassinatos que desagregam a sociedade colombiana.

No Brasil a criminalidade cresce assustadoramente, principalmente nas grandes cidades, e particularmente a criminalidade vinculada ao narcotráfico que tem como epicentro a cidade do Rio de Janeiro. Nesta cidade, tivemos recentemente o fato gravíssimo de um agrupamento do Exército brasileiro entregar três jovens de uma favela a um grupo de narcotraficantes da favela vizinha. Não houve clemência nem mesmo diante dos pedidos dos jovens para que não fossem entregues a um grupo rival, pois a morte era certa.

Mas não nos enganemos, Salvador já vive cenas que acreditávamos serem cariocas, tais como, o toque de recolher, o pedágio cobrado por forças paramilitares, o assassinato de inocentes, seja pelo crime organizado, seja pela Polícia Militar. No primeiro mês do ano foram mortos pela Polícia baiana vários jovens da periferia da cidade, tornando a capital baiana capa de revista de circulação nacional pelo alto índice de violência. Os moradores das comunidades pobres já não sabem a quem devem temer mais: o bandido ou a Polícia, órgão do Estado onde grassa a corrupção e o envolvimento com o crime organizado que deveriam combater.

Na maioria dos casos, trata-se de crime contra a humanidade. Isto nos indica que estamos diante da perda da capacidade de julgar, que Kant qualificou como essência do Iluminismo, e, portanto, da capacidade de nos indignarmos contra o avanço indiscriminado da violência, de um retorno à barbárie que antecedeu e promoveu a Segunda Guerra Mundial.

Comprovada a relevância e atualidade do tema, o Projeto Cine em Debate, promovido pelo Colegiado do Curso de Comunicação Social, vem contribuir para uma discussão ampla e profunda sobre os caminhos do combate à violência e criminalidade no Brasil e no mundo, trazendo filmes ficcionais, que mais parecem documentários, sobre o Brasil e o mundo, e, filmes documentários, que mais parecem ficção, também sobre a violência no Brasil e espalhada pelo planeta.

Programação 2008 - 2º semestre

- Agosto- 27 (4ª) -Tropa de Elite - José Padilha; c/Wagner Moura

- Setembro - 25 (5ª) -Notícias de uma guerra particular -João Moreira Salles e Katia Lund (documentário)

- Outubro -28 (3ª) Senhor das Armas - Andrew Niccol; c /Nicolas Cage

- Novembro - 21 (6ª) -Os Fantasmas de Abu Graib -Rory Kennedy (documentário)

Nenhum comentário: