quinta-feira, 30 de outubro de 2008

O Senhor das Armas – sessão 28-out



O Cine em Debate apresenta este mês de outubro, dia 28 (terça-feira), às 19h00min, no Auditório Cefas Jatobá da Faculdade 2 de Julho, a produção cinematográfica (2005) franco-americana O senhor das Armas (Lord of War), com direção e roteiro de Andrew Niccol e elenco composto por Nicolas Cage (Yuri Orlov), Ethan Hawke (Jack Valentine), Jared Leto (Vitaly Orlov), Bridget Moynahan (Ava Fontaine), entre outros.

A película se insere como uma nova abordagem sobre o tema adotado pelo Cine em Debate neste semestre, o problema da escalada da violência em nível local, nacional e internacional. Certamente esta regressão da sociedade contemporânea tem muito a ver com o tráfico internacional de armas, o argumento do filme.

A obra é uma produção independente do diretor e roteirista neozelandês Andrew Niccol que suou para obter os 42 milhões de dólares (Nicolas Cage é sócio na produção) para um filme que faz críticas aos EUA e demais membros do Conselho de Segurança da ONU. Os pais de Yuri Orloy (Nicolas Cage) são ucranianos que imigram para os EUA quando ele ainda era criança. Yuri, um garoto pobre e ambicioso, torna-se um poderoso e perigoso traficante internacional de armas que seduz seu próprio irmão a entrar no negócio e se tornar o seu braço direito, mas Vitaly (Jared Leto) não tem a personalidade ambígua (fria, cínica, mas profundamente amorosa com a família) do irmão e sucumbe às pressões e às dores do business de armas. O filme é cheio de alusões históricas, uma delas é O Caso Irã – Contras ocorrido durante o governo de Ronald Reagan que terminou em pizza. Outra é o anúncio pelo primeiro ministro Mikhail Gorbatchev da dissolução da União Soviética (1991), isto é, com o fim da Guerra Fria o que fazer com tantas armas? Yuri Orloy logo percebe que o caos instalado lhe traria ótimas oportunidades. Partindo da informação de que em cada 12 cidadãos no mundo um está armado, seu negócio é armar os outros 11. Não faltará um incorruptível inspetor da INTERPOL, o agente Jack Valentine (Ethan Hawke), a lhe pisar nos calcanhares.

A mesa do Cine em Debate nesta terça-feira próxima será composta por José Carlos Ribeiro, psicólogo, professor do curso de Comunicação Social da F2J nas disciplinas Psicologia da Comunicação e Psicologia do Consumidor, doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA, líder do GP Tecnologias Contemporâneas de Comunicação, reconhecido pelo CNPq, como mediador; por Rommel Robatto, advogado, professor do curso de Direito da F2J nas disciplinas Direito Constitucional e Direito Administrativo, mestre em Direito pela UFPE e doutorando em Direito pela Universidade Autônoma de Lisboa, como debatedor da instituição; e, por Jacimara Vieira, historiadora, especialista em Estudos Lingüísticos e Literários pela UEFS, mestre em Literatura e Diversidade Cultural pela mesma instituição, professora da disciplina Literatura e Outras Artes na UNEB (campus XXIV), como debatedora convidada de outra instituição.

Nenhum comentário: