terça-feira, 18 de agosto de 2009

Cine em Debate filia-se ao Conselho Nacional de Cineclubes (CNC)

O Programa Cine em Debate, do Colegiado do curso de Comunicação Social, está em processo de filiação ao Conselho Nacional de Cineclubes (CNC). Desde sua fundação, em março de 2007, o Cine em Debate sempre teve uma estrutura e objetivos que são próprios do Cineclubismo. O CNC, por sua vez, é membro da Fédération International des Ciné-Clubs. Além disto, o CNC participa do Conselho da Secretaria do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura (MinC), isto significa que os cineclubes filiados ao CNC contam com um representante nas reuniões do Conselho da SAV.
O cineclubismo está presente no Brasil desde 1928, ou seja, uma presença de 80 anos, e tem por objetivo defender o único - e o mais importante, pois para ele se destina o produto audiovisual - setor da cadeia audiovisual que até pouco tempo não tinha representação junto aos órgãos governamentais: o público.
O CNC, além de reunir e representar os cineclubes brasileiros, também intervém no debate sobre a cultura nacional como, por exemplo, dando sugestões à proposta do MinC de alteração da Lei Rouanet, bem como representando o Brasil em atividades internacionais de cineclubismo como a 1ª Conferência Mundial de Cineclubes, realizada na Cidade do México, em fevereiro.

Nenhum comentário: