terça-feira, 18 de agosto de 2009

Amarcord


Amarcord é um dos principais filmes dirigido pelo cineasta italiano Federico Fellini. É uma produção franco-italiana, de 1973. O título Amarcord é uma referência à tradução fonética da expressão io me ricordo (eu me lembro), usada na região onde o diretor nasceu. O cineasta baiano, Edgard Navarro, deu ao seu primeiro longa-metragem, ganhador de 7 candangos no Festival de Brasília, o título de Eu me lembro, numa clara referência à Fellini. Amarcord venceu o Oscar (EUA) de 1975, na categoria de melhor filme estrangeiro. Nesta mesma categoria e ano foi indicado ao Globo de Ouro (EUA). Em 1976, foi novamente indicado ao Oscar nas categorias de melhor diretor e melhor roteiro original. Venceu nas categorias de melhor diretor e melhor filme no Festival David di Donatello, na Itália, em 1974, e venceu na categoria de melhor filme europeu no Prêmio Bodil, da Dinamarca, em 1975.
A direção de Amarcord é de Fellini, o roteiro é dele e de Tonino Guerra, e a trilha sonora é de Nino Rota. No elenco estão Pupella Maggio, Armando Brancia, Magali Noël e Bruno Zanin.

Cine em Debate - Programação

O Cine em Debate decidiu homenagear os grandes cineastas que fizeram a história do cinema no século XX e início do século XXI, recebendo então a programação o título de: Grandes cineastas.
Para compor esta programação, dado o elevado número de diretores que realmente merecem ser lembrados pela sua excelente contribuição, constituímos uma lista inicial com 32 nomes, entre cineastas falecidos e vivos, em atividade ou não. Como a nossa programação não comporta exibir a todos, fomos obrigados a selecionar aqueles que comporão a programação do semestre.
O primeiro grande diretor a ser exibido será, agora em agosto, o cineasta italiano Federico Fellini.
Você também pode entrar em contato conosco através do nosso correio eletrônico:
cc.cineemdebate.f2j@gmail.com . Desde já, agradecemos sua visita ao blog, bem como suas mensagens enviadas para o nosso e-mail.

Data: 21/ago 6ª feira – 19h00;

Filme: Amarcord;

Diretor: Federico Fellini;

Origem: Itália.

Cine em Debate filia-se ao Conselho Nacional de Cineclubes (CNC)

O Programa Cine em Debate, do Colegiado do curso de Comunicação Social, está em processo de filiação ao Conselho Nacional de Cineclubes (CNC). Desde sua fundação, em março de 2007, o Cine em Debate sempre teve uma estrutura e objetivos que são próprios do Cineclubismo. O CNC, por sua vez, é membro da Fédération International des Ciné-Clubs. Além disto, o CNC participa do Conselho da Secretaria do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura (MinC), isto significa que os cineclubes filiados ao CNC contam com um representante nas reuniões do Conselho da SAV.
O cineclubismo está presente no Brasil desde 1928, ou seja, uma presença de 80 anos, e tem por objetivo defender o único - e o mais importante, pois para ele se destina o produto audiovisual - setor da cadeia audiovisual que até pouco tempo não tinha representação junto aos órgãos governamentais: o público.
O CNC, além de reunir e representar os cineclubes brasileiros, também intervém no debate sobre a cultura nacional como, por exemplo, dando sugestões à proposta do MinC de alteração da Lei Rouanet, bem como representando o Brasil em atividades internacionais de cineclubismo como a 1ª Conferência Mundial de Cineclubes, realizada na Cidade do México, em fevereiro.